Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Imperialismo (2): O imperialismo na África

 Fonte: Imago História


Durante século milhões de africanos foram escravizados e encaminhos à América para ter o seu trabalho explorado à exaustão. Mesmo assim, pode-se dizer que até o século XIX não existia muito interesse das potências européias em relação à dominação de grandes extensões territoriais na África. As feitorias (postos de comércio) bastavam aos interesses imediatos dos exploradores.
O único país que tinha efetivamente uma presença marcante no continente era Portugal, ainda com seus resquícios da época de ouro das Grandes Navegações. Essa situação, contudo mudou muito rapidamente. De 1880 até o começo do século XX praticamente todo o continente africano era dominado pelas potências européias.
Os ingleses e os franceses foram os grandes dominadores da África. Marco inicial dessa colonização foi a ocupação da Colônia do Cabo pelos ingleses e da Argélia pelos franceses. Os franceses foram os primeiros também a adentrar o continente, e com isso se apossando de imensos territórios, não suficiente, dominando a população e obrigando-a a cultivar ou explorar produtos de exportação, como a borracha.
Para oficializar a partilha da África os europeus se reuniram em 1885 na Conferência de Berlim, onde redesenharam um novo mapa de acordo com seus próprios interesses. Ao fazerem essa nova divisão geopolítica os europeus misturaram culturas, línguas e povos diferentes, ou apartaram populações que tinham uma grande identidade cultural. Com o processo de descolonização da áfrica, iniciado somente no pós Segunda Guerra Mundial, esse grande barril de pólvora seria acesso, levando inúmeros países africanos a guerras e a verdadeiros genocídios.


Abaixo a cartoon alemã de 1890 retrata um soposto "domingo a Tarde na África Ocidental". A imagem retrata os africanos ligados à selva, afirmando assim sua característica de um povo incivilizado, ligado a barbárie.

A imagem abaixo ilustra a natureza absurdamente violenta da ação imperialista na África.

Outro magnífico trabalho do brasileiro J. Carlos. Nessa cartoon temos uma inversão dos papéis comumente atribuídos a negros e brancos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário