Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Revolução Russa (2 de 6) : Domingo Sangrento e Primeira Guerra Mundial

 Fonte: Imago História



Em 1905 a insatisfação em relação ao regime czarista explodiria pela primeira vez. A derrota da Rússia para o Japão na guerra de 1904-5 agravou a situação econômica interna e desencadeou uma série de manifestações populares – com ampla participação do proletariado – e que teve como data emblemática o dia 9 de janeiro (o “Domingo Sangrento”), data em que 300 mil operários se mobilizaram em São Petersburgo com a finalidade de reivindicar melhorias das condições de trabalho junto ao czar.

A manifestação por duramente reprimida, ocasionando a morte de aproximadamente mil pessoas e milhares de feridos. O episódio fez com que os trabalhadores perdessem definitivamente a confiança no regime, ocasionando o abandono da imagem do czar como “pai protetor do povo russo” e acentuando as greves e manifestações. O episódio fortaleceu, também, os bolcheviques, uma vez que a burguesia acabou apoiando a repressão aos trabalhadores. Ao Domingo Sangrento seguir-se-ia uma dura repressão aos socialistas e inimigos do regime, que resultou em algo em torno de 15 mil mortes e forçou várias lideranças ao exílio. Para o czar, parecia que por muito tempo o controle político permaneceria em suas mãos.


Como foi visto a Rússia participou da Primeira Guerra Mundial ao lado da Tríplice Entente. A mobilização de 15 milhões de homens para o esforço de guerra acentuou as contradições internas. Por um lado, as condições dos combatentes eram péssimas, faltando condições básicas como botas, armas e alimentos. A guerra afundou a economia russa, arrasou a produção agrícola e mostrou-se um matadouro para os soldados russos. As manifestações a favor do fim da guerra se se multiplicavam.


E o fim do regime czarista iniciou-se exatamente pela camada mais explorada do proletariado: as mulheres. No dia 8 de março de 1917, as tecelãs iniciam uma manifestação que rapidamente se propagou por vários bairros de Petrogrado. Em poucos dias a mobilização alcançou o status de uma greve geral e desta vez, as tropas responsáveis pela repressão, começavam a aderir ao movimento contestatório, descumprindo as ordens do czar e entregando suas armas aos manifestantes. Os acontecimentos se precipitaram rapidamente, com prédios públicos sendo incendiados, instalações estatais sendo tomadas pelos manifestantes, presos políticos sendo libertados, instalando o caos em Petrogrado. O movimento se espalhou para outras importantes cidades russas, com a deposição das autoridades e o estabelecimento dos sovietes (conselhos locais que representavam os operários, soldados e camponeses).


Em menos de uma semana a dinastia dos Romanov, que governara a Rússia por mais de 300 anos caiu, e em 1918 a família do czar Nicolau II seria executado pelo novo regime.


O cartaz abaixo, da década de 1920 faz referência à possibilidade de uma revolução socialista à nível mundial.
 
Acima, a imagem faz uma referência a saída da Rússia em relação a Primeira Guerra Mundial a partir do momento em que os bolcheviques tomam o poder.

 Domingo Vermelho e a dura repressão por parte do Czar, o que contribuiu para acabar com a imagem do czar como pai e  protetor do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário