Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Revolução Russa (3 de 6): Governo Provisório

Fonte: Imago História



Com a queda do czar, se instala na Rússia um governo provisório, liderado, sobretudo, por políticos conservadores. Trata-se de um governo com características liberal-burguesas. Ao mesmo tempo, os sovietes renascem com intensa vitalidade, fazendo grande pressão em relação ao novo governo.

Se a sustentabilidade do governo provisório era frágil, ela somente pioraria com a adoção de medidas que contrariavam os sovietes e as massas proletárias, entre elas o adiamento da reforma agrária e da convocação da Assembléia Constituinte, e a insistência em manter a Rússia na guerra.

Lênin, que voltara do exílio em abril de 1917, vai canalizar toda essa insatisfação popular em favor do Partido Bolchevique, por meio do slogan paz, terra e pão, que sintetizava exatamente o descontentamento com a guerra, com as desigualdades no campo e com a carestia de alimentos e péssimas condições de trabalho nas indústrias.

Reivindicando “Todo o poder aos sovietes”, as propostas do Partido Bolchevique – entre elas a imediata expropriação das terras dos proprietários rurais e a distribuição das mesmas aos camponeses, e o controle das fábricas pelos operários – irão rapidamente ganhar espaço no convulsionada Rússia de 1917.

Por outro lado, Trotski, que também havia retornado do exílio, começou o formar um exército vinculado aos Bolcheviques, a Guarda Vermelha, embrião do futuro Exército Vermelho. Trotski se preparava para a possibilidade de uma ação militar organizada contra o regime vigente. Assim, sem o apoio do campesinato (que queria a reforma agrária), tendo a forte oposição política dos sovietes, sem apoio popular, e sem o apoio dos setores militares (que queriam o fim da guerra), o governo provisório desmanchava-se, sem ele mesmo se dar conta disso.


Na imagem acima, Lênin varre os exploradores, que estão representados pelos capitalistas, o regime czarista e a Igreja.


Na imagem acima, temos uma representação de Trotski comandando a Guarda Vermelha, que mais tarde tornar-se-ia o grande Exército Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário