Powered By Blogger

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Revolução Russa (5 de 6): A Rússia socialista

Fonte: Imago História



Os sinais de que a Revolução Socialista não toleraria oposição e manteria o poder ultra centralizado evidenciavam-se desde a tomada de poder pelos bolcheviques.

Vimos que Trotski organizou a Guarda Vermelha, sustentáculo dos bolcheviques. Contudo, formou-se, também a Tcheka, uma polícia política secreta muito parecida com a famosa Gestapo nazista e com a clara função de perseguir opositores do regime.

Na medida em que não conseguiram maioria no Congresso, os bolcheviques simplesmente dissolveram a Assembléia Constituinte e criaram o Partido Comunista, gradativamente reduzindo o poder popular e dos sovietes, transformando a ditadura do proletariado em uma ditadura do Partido Comunista, comandado por Lênin e Trotsky.

Outro exemplo da intolerância do agora Partido Comunista foi à repressão aos marinheiros do porto de Kronstadt, que haviam sido os primeiros que aderiram ao processo revolucionário, tidos como heróis. Como em 1921 a situação já evidenciava um descaminho do poder, Kronstadt começou a se opor abertamente aos rumos da revolução e ensaiar uma suposta “terceira revolução”. O Exército Vermelho levou 10 dias para vencer e massacrar Kronstadt, executando milhares de sobreviventes ou mandando-os para prisões na Sibéria.


Vítimas do terror vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário