Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Resolução da atividade sobre o Renascimento Cultural (7º ano)


1.       O que foi o Renascimento cultural e científico?

Foi um movimento de mudanças culturais, iniciado na Itália, e ocorrido entre os séculos XIV e XVI, no qual se buscou rever as concepções que vigoravam até aquele momento. As novas técnicas de arte criadas dependiam, por exemplo, de cálculos matemáticos e de estudos de anatomia. Assim, a arte renascentista deve ser compreendida juntamente com os avanços científicos da época.

2.       Quais as principais características do Renascimento?

Antropocentrismo, humanismo, individualismo, racionalismo, universalismo, hedonismo, experimentalismo, valorização da cultura clássica.

3.       Por que o humanismo representa uma das principais características do Renascimento?

Durante o Renascimento, ocorreu uma grande valorização das capacidades do ser humano, o que fez surgir a crença no antropocentrismo.

4.       Explique a diferença da visão teocêntrica para a visão antropocêntrica.

O teocentrismo foi a crença predominante na Idade Média. De acordo com ela, Deus era considerado o centro do Universo. Os seres humanos eram considerados pecadores incapazes de pensar livremente. Já o antropocentrismo, presente no período renascentista, considera o ser humano o mais importante referencial não só nas questões humanas, mas também nas questões universais. Os seres humanos passaram a ser vistos como seres dotados de potencial criativo, capazes de produzir novos conhecimentos e de transformar a realidade.
5.       Explique a diferença entre a visão geocêntrica para a heliocêntrica.
O geocentrismo era uma teoria que afirmava que o Sol e os planetas giravam em torno da Terra. Já o heliocentrismo afirmava que o Sol era o centro do Sistema Solar, e, assim, a Terra e os demais planetas giravam ao redor dele.

6.       Onde começou o Renascimento e qual a importância dos mecenas para o seu desenvolvimento?

O Renascimento teve início na Itália; os mecenas foram patrocinadores das artes que incentivam e ajudaram a divulgar as atividades culturais. 

7.       Quais os principais artistas e obras do Renascimento italiano?

Na pintura, Giotto; Sandro Botticelli – obra: O nascimento de Vênus; e Rafael Sanzio – obra: Missa Milagrosa de Bolsena.
Na escultura, Donatello e Michelangelo – obra: Davi, entre outras.
Leonardo da Vinci, além de pintor, destacou-se na arquitetura, engenharia, escultura, música, matemática e anatomia – obra: Mona Lisa, entre outras.

8.       Cite exemplos de autores e obras de obras renascentistas fora da Itália.

Na Inglaterra, o principal representante do teatro foi William Shakespeare, autor de peças como Romeu e Julieta, Hamlet e Rei Lear.
Na Espanha, o escritor Miguel de Cervantes, autor da obra Dom Quixote de La Mancha.
Em Portugal, o grande nome da literatura foi Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas; e Gil Vicente, o principal expoente do teatro, autor de peças como o Auto da barca do inferno, o Auto das almas e A farsa de Inês Pereira.

11 comentários:

  1. muito bom esse site,me ajudou muito no meu trabalho de historia,parabéns!

    ResponderExcluir
  2. pois achei uma porcaria quero que ele va tomar no cu

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom, so que eu acho que deveria ir até a questão 11 a pergunta eh Ao representa as relações do homem com deus e com a natureza, as obras renascentistas caracterizam-se pelo? a resposta seria: Antropocentrismo.
    exceto as outras questões.
    mais e muito bom o site gostei muito. parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom me ajudou com minha apostila de historia

    ResponderExcluir
  5. adoreii, muitoo boom...
    me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. legal eu encontrei o site da minha professora bjs eudete

    ResponderExcluir