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sábado, 21 de julho de 2012

Resolução atividade Ind. América espanhola (8º ano)


1.       Ao longo do século XIX, a colônia espanhola na América entrou em processo de luta por independência que resultou numa série de países independentes. Faça uma linha do tempo das independências e seus respectivos países.

1811: Paraguai
1816: Argentina
1818: Chile
1819: Venezuela e Colômbia
1821: México
1822: Equador
1824: Peru
1825: Bolívia.
1828: Uruguai
1830: Panamá
1838: Nicarágua, El Salvador, Guatemala e Honduras
1898: Cuba         
                                                                                                                                                                 
2.       A independência das colônias hispânicas da América pode ser compreendida como o resultado da ação de fatores externos e internos. Quais foram estes fatores?

Internos: O pacto colonial (empecilho), as desigualdades sociais (insatisfação das camadas populares e elites)
Externos: As idéias iluministas, a Independência dos EUA, a Revolução Francesa, as Guerras Napoleônicas.

3.       Explique a relação entre as guerras napoleônicas e os movimentos de independência na América espanhola.

Quando invadiu a Península Ibérica, Napoleão destronou o rei espanhol Fernando VII e colocou em seu lugar o irmão, José Bonaparte. Com as notícias da queda do rei e diante da possibilidade de maior liberdade dos colonos para comercializar, ocorreu um rompimento do pacto colonial e o aumento do desejo por parte deles por lutar por sua independência. Com o retorno de Fernando VII ao poder, em 1814, e da política absolutista, o sentimento separatista ficou mais forte.

4.       Como era dividida a sociedade colonial?

A sociedade colonial era formada por diferentes grupos: a) Chapetones, que eram espanhóis que viviam na América e que intermediavam o comércio entre as colônias espanholas e a metrópole, além de ocuparem os cargos administrativos mais importantes nas colônias; b) Criollos, descendentes de espanhóis nascidos na América. Grandes proprietários rurais, comerciantes e exploradores de minas; c) Mestizos, filhos de mães indígenas e pais espanhóis. Trabalhavam no artesanato e pequeno comércio; d) Indígenas, a maior parte da população; e) Escravos africanos.


5.       Entre os séculos XVIII e XIX, ocorreram levantes contra o governo espanhol. Caracterize as duas fases do processo de independência na América espanhola (classes sociais envolvidas, motivos, líderes).

Final do século XVIII: marcada por manifestações populares reivindicando melhores condições de vida. Tinha um caráter mais social do que político. Duramente reprimidas. No início, chegou a contar com o apoio de alguns criollos insatisfeitos com o aumento dos impostos, mas, diante da violência espalhada, decidiram apoiar a Coroa no combate.

Século XIX: elites lutavam para proteger seus interesses políticos e econômicos. Procuravam manter a estrutura social vigente. Período em que o Estado espanhol estava enfraquecido.

6.       Quem foi San Martin? Descreva como foi a sua atuação nas lutas de independência na América espanhola.

San Martin foi o líder dos movimentos pela independência na Argentina, no Chile e no Peru. Era filho de militar espanhol de origem aristocrática. Nasceu na Argentina e estudou na Espanha. Planejava criar Estados independentes na América, cada qual governado conforme os interesses da população.

7.       Quem foi Simon Bolívar? Qual a sua importância no processo de independência das colônias espanholas?

Foi o líder das guerras que libertaram a Colômbia, a Venezuela, o Equador e a Bolívia. Defendia a centralização do poder com países independentes, mas solidários entre si. Foi educado por um professor que defendia as idéias iluministas. Viveu na Espanha e na França, onde acompanhou os movimentos revolucionários.

8.       O que foi o bolivarismo?

Foi a política de solidariedade de Simon Bolívar, que tinha como objetivo unir os países americanos contra o colonialismo europeu, além da manutenção da paz continental e da igualdade entre os governos participantes.

9.       Quais os resultados verificados após as independências na América espanhola?

Os novos países adotaram a República; os criollos tomaram o poder e mantiveram o restante da população longe da participação política; condição de dependência econômica dos países industrializados.

8 comentários:

  1. me ajudou na minha prova kkk.
    tirei 9.0.
    #ColoMesmo

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  2. Poxa eu estou pesquisando aqui,com forma que a professora escreveu no quadro e falou que iria aparecer assim ,mas só que não esta aparecendo .1619 sessão da parte ocidental de hissaniola para a França -> São Domingos :/

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  3. Gostei, me ajudou a estudar pra prova e realizar o trabalho ;)

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  4. muito obrigado me ajudou no trabalho

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  5. Obg pelas respotas do meu dv de casa =3

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Me ajudou bastante,eu só queria a resposta da pergunta 10 que a minha professora passou q é 10- Quem eram os Criollos e os Chapetones???

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