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sábado, 8 de dezembro de 2012

Resolução da atividade I (recuperação): o fim da Monarquia e a instauração da República. - 8º ano



1.     De forma geral, como se caracterizava o Brasil durante o século XIX?
O Brasil foi uma Monarquia. Nesse período, o país começou a se integrar ao Capitalismo mundial, impulsionado pela industrialização européia. Ao longo do século, recebeu grandes investimentos e empréstimos estrangeiros, provenientes sobretudo da Inglaterra. Esses capitais foram investidos em melhorias nas instalações produtivas do país, como as estradas de ferro, e em serviços públicos. O café se destacou como a principal atividade econômica, voltada para exportação, gerando muitas riquezas e provocando grandes transformações sociais e políticas no país.
2.     Que mudanças podem ser relacionadas ao cultivo de café?
Com a cafeicultura, formou-se uma nova oligarquia rural nas províncias do Sudeste. São Paulo despontou como a província mais rica do Império, apesar de não desfrutar de uma participação política no governo central que correspondesse à sua importância econômica.
3.     Lendo a página 4 do seu livro, que fatores apontam para uma crescente insatisfação no Brasil com o regime monárquico?
O fato de não desfrutar de uma participação política correspondente à sua importância econômica fez como que as oligarquias agrárias de São Paulo começassem a se queixar do centralismo do governo central, levando-as a reivindicar maior autonomia para administrar sua província. Além disso, havia grande insatisfação popular, pois, para pagar os empréstimos contraídos durante a Guerra do Paraguai, o governo monárquico aumentou os impostos. Também o Exército brasileiro, que saiu fortalecido dessa guerra, almejava uma maior participação na vida política do país.
4.     No final do século XIX, os cafeicultores de São Paulo iniciaram um processo de importação de mão-de-obra. Sobre esse assunto, responda:

a)    Quais motivos traziam esses trabalhadores para o Brasil?
Além da falta de empregos relacionada ao fato da nascente indústria européia não ser capaz de absorver o grande número de trabalhadores disponíveis, contribuiu para a imigração a busca por melhores condições de vida, bem como o fato de a população do continente ter praticamente dobrado.
b)    O que levou o Brasil a promover a vinda de estrangeiros para o Brasil?
A necessidade de uma alternativa de mão-de-obra para substituir os escravos, cujo tráfico havia sido proibido em 1850.
c)    A imigração dos europeus foi promovida a partir de iniciativa particular ou contou com o apoio do Governo? Explique.
Houve tanto o empenho por parte dos cafeicultores, que criaram a Sociedade Promotora da Imigração, com o objetivo de reunir trabalhadores europeus dispostos a emigrar para o Brasil, quanto do governo brasileiro, que arcava os custos das passagens de navio, isentando os fazendeiros das despesas com a viagem.
d)    Como eram os contratos de trabalho?
Os imigrantes geralmente eram contratados no sistema de colonato, um tipo de contrato em que o trabalhador recebia um salário anual, além de uma parte da produção agrícola.
e)    Por que muitos imigrantes optaram por trabalhar nas grandes cidades brasileiras?
Os agentes da sociedade exageravam ao descrever as oportunidades oferecidas pelo país, convencendo muitos europeus de que as condições de trabalho no Brasil eram ótimas. Contudo, ao chegarem às lavouras de café, os imigrantes perceberam que as condições de trabalho não eram tão boas como diziam os agentes da Sociedade Promotora da Imigração. Diante disso, muitos deles abandonaram as fazendas e seguiram para as grandes cidades brasileiras a fim de trabalhar como vendedores ambulantes, artesãos, ferreiros, carpinteiros e sapateiros. Outros, ainda, empregavam-se nas indústrias, constituindo a base do operariado brasileiro.

5.     O que foi a Lei de Terras? Quais os objetivos de sua criação?
Lei aprovada em 1850 que estabeleceu que as terras públicas deixariam de ser doadas pelo Estado e passariam a ser vendidas. a lei tinha por objetivo demarcar as propriedades, com o Estado retomando as que haviam sido abandonadas. Também visava impedir que os imigrantes recém-chegados se tornassem proprietários de terras.

6.     Faça uma relação entre o cultivo do café e a modernização do Brasil no século XIX.
Para facilitar o transporte do café até os portos, foram feitos muitos investimentos na construção de ferrovias. A expansão da malha ferroviária e a prosperidade resultante dos capitais acumulados pelos cafeicultores tiveram papel essencial na urbanização e no desenvolvimento das indústrias no Brasil. Os capitais dos fazendeiros passaram a ser aplicados na modernização do beneficiamento do café e em outras atividades, como fábricas, bancos e companhias de seguro. Muitas cidades foram fundadas e outras mais antigas ganhavam novo vigor com a chegada das linhas férreas. Foram construídos hotéis e instalados postes de iluminação, as ruas foram calçadas e outras melhorias urbanas foram implantadas.

7.     Até o final da década de 1860, a industrialização brasileira era mais um projeto do que uma realidade. Para melhorar a arrecadação e equilibrar a balança comercial, em 1844, o governo brasileiro criou a Tarifa Alves Branco. Explique por que, embora timidamente, essa medida beneficiou o desenvolvimento da indústria nacional (pesquise em outros livros ou internet).
A tarifa Alves Branco beneficiou o desenvolvimento da indústria nacional na medida em que aumentou as tarifas de importação de alguns produtos. Dessa forma, ela protegia a indústria nacional em detrimento da estrangeira.

8.     Sobre a abolição da escravidão, responda:

a)    O que foram as leis abolicionistas? Cite-as.
as leis abolicionistas foram mecanismos usados pelo governo para abolir gradativamente a escravidão no país. antes do fim da escravidão, em 1888, duas leis foram aprovadas: a Lei do Ventre Livre, de 1871, que declarava livres os filhos de escravas que nascessem a partir daquela data; e a Lei dos Sexagenários, de 1885, que dava liberdade aos escravos com mais de 60 anos.
b)    Pesquise, na internet ou no capítulo anterior, o que foi o Bill Aberdeen, de 1845, e a Lei Eusébio de Queirós, de 1850 e faça uma relação entre elas.
A Lei Bill Aberdeen foi decretada pelo Parlamento inglês e possibilitava à esquadra britânica aprisionar os navios que praticassem o tráfico de escravos. ela foi a decisão radical do governo britânico ao não cumprimento, por parte do governo brasileiro, de acordos anteriores para a extinção do tráfico negreiro. A situação advinda dessa lei, somada à crescente preocupação com revoltas de escravos, levou o governo brasileiro a aprovar, em 1850, a Lei Eusébio de Queiróz, que abolia o tráfico internacional de escravos para o Brasil.
c)    Qual o nome da lei que pôs fim à escravidão no Brasil? Quem a aprovou? E quem a assinou?
Lei Áurea; os deputados brasileiros; a princesa Isabel.
d)    Como foi a participação popular no processo abolicionista? Por que ela foi importante?
A participação popular no movimento abolicionista se deu por meio de mobilizações, como comícios e passeatas de protesto contra a escravidão. Essas mobilizações tiveram grande importância, pois foram capazes de agregar um grande número de brasileiros em torno do ideal abolicionista.
e)    O que aconteceu com os ex-escravos após a abolição?
Após a abolição, os ex-escravos foram juridicamente igualados aos demais cidadãos, mas na prática permaneceram marginalizados. Muitos continuaram trabalhando para seus antigos senhores em troca de baixos salários, outros foram procurar melhores condições de vida nas cidades, onde viviam de forma precária, sem acesso à moradia, à educação e ao emprego.

9.     Explique o que foi o Movimento Republicano.
O Movimento Republicano diz respeito às mobilizações de diferentes setores da sociedade brasileira que defendiam transformações no regime político. Esses grupos, ou setores, se manifestavam em jornais, como A República, órgão de divulgação do Partido Republicano. Os militares republicanos também se mobilizaram, fundando o Clube dos Militares, que tinha o objetivo de reunir os adversários do regime imperial.

10.  Sobre a Proclamação da República do Brasil, responda:

a)    Quando ocorreu? Quem a proclamou? A que setor da sociedade ele pertencia?
Em 1889; marechal Deodoro da Fonseca; Militar (Exército).
b)    Por que os proprietários de escravos romperam com o governo monárquico?
Por que estavam inconformados em não serem indenizados pela libertação dos escravos. Diziam-se traídos pelo governo que arruinou os seus negócios.
c)    Como explicar a união entre civis e militares na liderança do movimento republicano no Brasil? O que estes setores da sociedade desejavam?
Militares e civis estavam insatisfeitos com o governo imperial. Os primeiros, por se sentirem desprestigiados, e os segundos, por se ressentirem da política centralizadora ou pela abolição sem indenização.
d)    O que explica a adesão dos militares à República?
Um conjunto de fatores explica a adesão dos militares à República: influencia que os oficiais brasileiros receberam durante a Guerra do Paraguai; difusão das idéias republicanas na Escola Militar; ressentimentos em relação aos políticos do império; punições de oficiais a mando de autoridades civis.

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