Powered By Blogger

sábado, 8 de dezembro de 2012

Resolução da atividade II (recuperação): A África no século XIX – 8º ano



1.     Explique o que foi o Imperialismo.
Domínio e divisão de alguns territórios (África, Ásia, Oceania) em áreas de influência controladas pelas potências industriais, no século XIX.

2.     Qual a relação entre a industrialização na segunda metade do século XIX e a expansão imperialista?
As modificações no mundo capitalista criadas pela Segunda Revolução Industrial que alteraram o equilíbrio e a dinâmica das relações e criaram necessidades de expansão de mercados.

3.     Que países promoveram a expansão imperialista e que lugares sofreram a dominação?
Inglaterra, França, Estados Unidos, Japão, entre outros.

4.     Quais os objetivos do Imperialismo?
Garantir mercados consumidores, mão-de-obra barata, matéria-prima para suas indústrias, bem como escoar excedentes populacionais.

5.     Como os países imperialistas justificavam ideologicamente a dominação colonial?
Um fator justificador seria a crença na missão do homem branco europeu de levar a sua civilização aos povos considerados atrasados; era a chamada justificativa humanitária. Daí a ideia de missão civilizadora, como um fardo do homem branco. Além disso, existia o pensamento racista que considerava a raça como uma entidade dotada de qualidades permanentes e específicas. A algumas raças se atribuíam qualidades superiores e a outras se atribuíam qualidades negativas. Na hierarquia das raças, a “raça” negra se situava em um plano inferior e a raça branca num plano superior. Na época, havia inclusive justificativas científicas para essas ideias.

6.      Explique a Conferência de Berlim.
A Conferência de Berlim foi um encontro entre vários países, ocorrido entre os anos de 1884 e 1885, na Alemanha, que teve como principal objetivo garantir a liberdade de comércio e navegação pelos rios Níger e Congo e estabelecer regras e critérios quanto à anexação dos territórios africanos. Ela também é conhecida como “A partilha da África, pois nela, repartiu-se este continente entre os Estados europeus participantes. O resultado desta conferência foi a ocupação quase completa de África.

7.     Quais os resultados do Imperialismo do século XIX?
Metrópoles imperialistas: Lucros e intensificação do desenvolvimento; solução parcial para a crise (escoamento da população, de mercados...); amenizou lutas sociais internas.
Mundo colonizado: Desestruturação política, econômica, social e cultural; fome, lutas nacionalistas; segregação racial e social.
Além disso, conduziu o mundo à Primeira Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário