Powered By Blogger

domingo, 3 de março de 2013

Resolução da atividade 6º ano (Estudar história é)




1.       O que você entendeu por fontes históricas?
 Fonte histórica é tudo aquilo que pode dar informações sobre o passado. Ex: jornais, fotografias, diários, histórias contadas, ferramentas, etc.

2.       Por que, na construção do conhecimento histórico, não é possível chegar a uma verdade absoluta?
Por que, ao buscar fazer a construção do conhecimento histórico, vários fatores podem levar a interpretações diferentes: a visão do historiador, as fontes disponíveis ou utilizadas, os métodos de pesquisa.

3.       De que forma a história foi dividida e por quê? 
A história foi dividida em 5 períodos: Pré-história; Idade Antiga; Idade Média; Idade Moderna; Idade Contemporânea. Essa divisão foi feita para facilitar a compreensão dos acontecimentos históricos.
4.       Quais são os fatos ou eventos que indicam o início e o fim de cada período?
Pré-história: do surgimento do homem (aproximadamente 7 milhões de anos atrás) até a invenção da escrita (mais ou menos 4.000 a. C.)
Idade Antiga: da invenção da escrita até a queda de Roma (476)
Idade Média: da queda de Roma até a tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos (1453)
Idade Moderna: da queda de Constantinopla até a Revolução Francesa (1789)
Idade Contemporânea: da Revolução Francesa até os dias atuais
 
5.       Essa divisão é válida para toda a humanidade? Por quê?
Não, pois ao fazer a periodização da história, prevaleceu a visão eurocêntrica (Europa como centro do mundo). Assim, os marcos divisórios escolhidos foram acontecimentos ocorridos no continente europeu, não levando em conta a história de outros lugares. 

6.       Questão 8, p. 29 – só a primeira fileira.
Questão sobre transformação de anos em séculos.

7. Diga em que ano começa o século XVIII.
18 + 00 = 1800 - 99 = 1701

8.       Faça uma linha do tempo com os acontecimentos mais significativos de sua vida (eventos e datas).
Resposta pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário